O desenvolvimento de produtos para a Arke acontece em conjunto com a equipe de engenharia que, juntamente com a equipe comercial e direção, alinham necessidades e objetivos a serem trabalhados no design, agregando valor estético e funcional.
O projeto de design inicia-se pela pesquisa, primeiramente com clientes, visitas em lojas e conversas com lojistas, para entender melhor sobre produtos e concorrentes. Posteriormente, junta-se isso à coleta de informações da equipe comercial e às ideias sobre os produtos para criação de novas soluções.
Após desenvolvido o primeiro protótipo, realiza-se pesquisas com usuários, para entender como o consumidor enxerga o produto, qual o valor percebido, e como eles interagem com o painel de comandos, com o objetivo de validar e evoluir o produto e suas funcionalidades.
ÁBILE (assador de bancada) E VITREO (assador de embutir). Desenvolvimento de uma solução de painel frontal, identificação dos acionadores e criação de layout condizente com o mercado e com a identidade da marca ARKE.
Requisitos:
A interface deveria ser autoexplicativa, transmitindo para o usuário a forma de utilização, independente de instruções de uso. (Design centrado no usuário).
A interface deveria se adequar ao design de outros produtos que possam compartilhar o mesmo ambiente.
MULTI GRILL. Criação de novo assador multiuso com grelhas giratórias e capacidade para 70kg, produto com funcionalidades de forno vertical para grandes quantidades.
Funções de forno para assar: frangos inteiros, cortes de carnes bovinas ou suínas, peixes, legumes, pizzas e outros alimentos em geral. Público alvo, estabelecimentos comerciais.
GOURMET VIP. Criação de novo assador elétrico com 02 espetos, para ser comercializado em lojas especializadas em produtos e soluções inovadoras para a casa. As funcionalidades deveriam contemplar o assador rotativo para variados alimentos, acompanhando acessórios como: espetos, grelha, suporte para frango e suporte para xixo.
Requisitos para esse desenvolvimento: conceito com valor percebido para instigar o desejo de consumo e linguagem contemporânea e atemporal para compor ambiente de cozinha ou varanda gourmet.
VITTA PREMIUM E VITTA SMART. Outro trabalho realizado junto à Arke foi a criação de nomenclatura específica para os produtos, substituindo-se os códigos. Dessa forma, o trabalho de design também envolveu um entendimento de que os usuários não se identificavam com nomes técnicos, criando-se assim, denominações para gerar um maior reconhecimento pelos clientes.
Junto a isso, padronizou-se os ícones dos acionadores dos comandos em todos adesivos dos painéis, gerando linhas de produtos sem acionador automático, Linha Vitta; com acionador automático e gás, linha Vitta Premium; e com acionamento elétrico, linha Smart.
Nas linhas Vitta, desenvolveu-se o layout dos adesivos, criando-se também uma linha especial dos times de futebol. Além disso, realizou-se estudo cromático dos assadores.
GRAN ASSADO. Redesign: novas dimensionais, novos cortes de ventilação, harmonia estética e funcional. Novo painel de identificação dos acionadores.
VULCANO. Criação de identidade para o produto “de entrada” do segmento de churrasqueiras, diferenciação nos ícones dos acionadores dos comandos e layout do adesivo do painel.
MASTER MEET. Um novo produto com a funcionalidade de moer carnes para complementar a linha de equipamentos para gastronomia, atendendo à solicitação de lojistas e representantes. Equipamento para uso doméstico (semi-profissional) e comercialização em redes do varejo.